Técnicas de Diagnóstico e Tratamento
Dermatologia Digital Computadorizada

A Dermatoscopia Digital Computadorizada tornou-se uma ferramenta fundamental da Dermatologia ao longo dos últimos anos, sendo fundamental na deteção precoce de cancro cutâneo. Permite observar as lesões corporais com ampliação de até 400 vezes, sendo particularmente importante no diagnóstico de lesões melanocíticas.

Na Clínica de Dermatologia Prof.ª Sofia Magina, dispomos de dermatoscópios digitais de marcas de renome internacional (ATBM Master da Fotofinder®, Visiomed da Canfield®) e cada dermatologista dispõe de dermatoscópio de uso pessoal (DermLite DL4®).

A dermatoscopia evoluiu significativamente ao longo deste século e expandiu a sua aplicabilidade. É fundamental no diagnóstico precoce de melanoma cutâneo, carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. Tem também aplicabilidade no diagnóstico de lesões benignas como queratoses seborreicas ou angiomas, diagnóstico de doenças do cabelo e unhas (tricoscopia e onicoscopia, respetivamente), diagnóstico de dermatoses inflamatórias ou parasitoses (inflamoscopia e entomodermatoscopia, respetivamente), entre outras.

Por todos estes motivos, a dermatoscopia é uma área fundamental, cuja preponderância é cada vez maior. Com o advento de aparelhos de inteligência artificial, permite diagnósticos cada vez mais precoces e realização de mapeamento corporal total. Esta aplicação específica encontra-se discriminada na área “Consultas especializadas – Consulta de Mapeamento Automático Corporal Total”.