Consulta de Alergia Cutânea

Na Clínica de Dermatologia Prof.ª Sofia Magina, a responsável pela Consulta de Alergia Cutânea é a Dra. Ana Paula Cunha, dermatologista com diferenciação em Alergia Cutânea, Dermatites de Contacto e Dermatoses Profissionais, ramos da Dermatologia que se dedicam ao estudo e identificação da causa dos eczemas de contacto e da sua relevância na vida do paciente e avaliação das Doenças Cutâneas de causa profissional.

Na Consulta de Alergias fazemos uma avaliação clínica global da pele e anexos cutâneos e Testes de alergias.

A alergia cutânea pode apresentar-se de diversas formas, variando de manifestações ligeiras a graves, mas todas elas muito incomodativas e que interferem gravemente com a qualidade de vida e com a saúde do paciente. Pode manifestar-se como eczema de contacto alérgico ou irritativo, urticária, alergia a medicamentos .

Os Testes epicutâneos que realizamos consistem no único método de estudo objetivo para esclarecimento da causa das alergias de contacto alérgica ou irritativa.

Pode ainda ser necessário realizar biópsia das zonas afetadas, pois por vezes só o exame histopatológico permite confirmar que se trata de dermatite.

Quer nas manifestações agudas, quer nas crónicas de alergia, as queixas surgem e agravam-se muitas vezes de forma rápida. O prurido (comichão) é a queixa mais frequente e surgem zonas de pele vermelha e com edema (inchada), que gradualmente vão agravando, com consequências graves para a vida diária e muitas vezes infeção secundária ao ato de coçar.

O tratamento deve ser efetuado tão precocemente quanto possível, após avaliação médica e estudo apropriado, para concluir de forma acertada sobre qual é a causa da alergia.

Os alergénios com que contactamos na vida diária e na atividade profissional (dermatoses de causa profissional) podem ser identificados em Consulta de Dermatologia.

Só a avaliação da alergia em Consulta especializada permite a identificação da causa da alergia permite evitar o contacto e resolver o problema.