Consulta de Dermatoses Profissionais

Na Clínica de Dermatologia Prof.ª Sofia Magina, a responsável pela Consulta de Dermatoses Profissionais é a Dra. Ana Paula Cunha dermatologista com diferenciação em Dermatoses Profissionais, Alergia Cutânea, Dermatites de Contacto, ramos da Dermatologia que se dedicam ao estudo das Doenças Cutâneas de causa profissional e identificação da causa dos eczemas de contacto e da sua relevância na vida do paciente.

Na Consulta de Dermatoses profissionais fazemos uma avaliação clínica global da pele e anexos cutâneos e Testes de alergias.

Os Testes epicutâneos que realizamos consistem no único método de estudo objetivo para esclarecimento da causa das alergias de contacto alérgica ou irritativa.

Os alergénios com que contactamos na atividade profissional (dermatoses de causa profissional) podem ser identificados nesta Consulta.

Só a avaliação da alergia em Consulta especializada permite a identificação da causa da alergia, evitar o contacto e resolver o problema.

Na Consulta de Dermatoses Profissionais, avaliamos a relação do problema cutâneo com a atividade laboral e as alergias profissionais, que podem obrigar a referenciação com Relatório para o Médico do Trabalho, para melhor avaliação e orientação da atividade laboral. É essencial a avaliação cutânea global já que os problemas dermatológicos são uma das principais causas de doenças profissionais e só uma avaliação completa permite estabelecer o nexo de causalidade e resolver a patologia.