Consulta de Doenças Autoimunes

Na Clínica de Dermatologia Prof.ª Sofia Magina, o responsável pela Consulta de Doenças Autoimunes é o Dr. Gilberto Pires da Rosa, atendendo à sua especialização e vasta experiência clínica nesta área.

As doenças autoimunes englobam um vasto grupo de patologias caracterizadas por defeitos no sistema imunológico que implicam a perda de auto-tolerância, com o consequente desenvolvimento de respostas imunes direcionadas a tecidos e órgãos do próprio organismo. Apesar da raridade de cada patologia, a sua prevalência tem vindo a aumentar, acarretando coletivamente significativo impacto na vida dos doentes, pelo curso crónico que maioritariamente as caracteriza.

A pele é um dos órgãos mais comummente afetados pelas doenças autoimunes. Pelo facto de frequentemente se apresentarem sob a forma de manifestações clínicas e alterações analíticas inespecíficas, a experiência clínica é imprescindível para o seu reconhecimento atempado, assumindo especial pertinência a sua avaliação e seguimento por clínicos diferenciados na área da autoimunidade. Maximiza-se, assim, a abordagem diagnóstica, que pode incluir um estudo analítico com a pesquisa de autoanticorpos específicos e a realização de exames, como a capilaroscopia periungueal ou a biópsia cutânea. Entre outras patologias, salientam-se as seguintes com atingimento cutâneo relevante:

• Lúpus eritematoso
  • Esclerodermia/Morfeia
  • Dermatomiosite
  • Sarcoidose
  • Doença de Behçet
  • Vasculites
  • Pênfigo vulgar
  • Penfigóide bolhoso
  • Vitiligo
  • Urticária autoimune

Destacam-se seguidamente alguns dos motivos que justificam uma avaliação em Consulta de Doenças Autoimunes: